Mandacaru 607
Apartamento / Tambaú, João Pessoa (PB)
Obra construída
O projeto de arquitetura de interiores do Apartamento MANDACARU 607, João Pessoa (PB), tem como foco o aluguel de temporada para de 1 a 6 visitantes. O desafio solicitado pelos clientes foi que o resultado garantisse uma identidade diferenciada em relação a grande maioria dos outros anúncios na cidade.
119m2 divididos numa cobertura duplex, sendo 65m2 na parte superior com piscina privativa e um apoio coberto para confraternizações com churrasqueira e 54m2 na parte inferior com 1 suíte, 1 quarto, 1 sala, 1 cozinha e área de serviço e 1 banheiro social.
O partido projetual buscou ampliar ao máximo a área comum na parte inferior e que ao anoitecer permitisse se adaptar para acolher confortavelmente a dormida de todos os visitantes.
Assim, foi feita a retirada da parede que antes dividia o espaço da cozinha e sala. Com os espaços integrados, o novo balcão de 4m desempenha a função de ilha, servindo de respaldo para o sofá e mesa elevada para as banquetas. A retirada da parede que dividia a cozinha da sala também revelou esse grande janelão de piso a teto.
O volume revestido em tijolinho, conecta todos os ambientes e constitui um clima rústico-artesanal para o apartamento. Na sala optamos por não usarmos o famoso rack para apoiar as coisas. Um apartamento que funcionará totalmente através de canais streaming. A prateleira alta será um dos apoios para as artes que vão compor as exposições temporárias de artesãos nordestinos.
O espaço para refeições receberá a Mesa Mandala, da oficinaespacial e terá outro destaque mais que especial: a bandeira manifesto do artista e amigo querido fluxomarginal .
Um destaque também para a pintura azul da porta de entrada que conduz para a escada e leva para o piso superior com piscina e área de lazer privativa.
Cozinha
A bancada em granito branco pitaya contrasta com o ladrilho hidráulico feito em Barbalha (CE) por Mestre Jaime, na Fábrica de Mosaicos. O armário sem fundo e com vidro canelado destaca o ladrilho hidráulico que passa por trás.O pilar revelando-se marca a área do cooktop.
Suíte
Um painel amadeirado a meia parede com iluminação indireta une o Guarda-roupa Nômade aberto e a mesa de cabeceira Caixas, ambas da Oficina Espacial. Destaque para a luminária de leitura na cama e a TV na parede-caixa de tijolo
Quarto
Para o segundo quarto optamos por uma bicama para garantir um espaço para homeoffice, demanda muito evidente pós-pandemia.
Outro artista que admiramos bastante e que compôs o pano de fundo do homeoffice é Charles Lessa, do Crato (CE), com um quadro em tons vermelhos bem fortes. Para não reduzir a sensação espacial decidimos inserir um guarda roupa aberto e um baú no pé da cama para guarda de roupas, toalhas e outros elementos.
Terraço da Cobertura
Nele utilizamos dois ladrilhos hidráulicos produzidos pela Fábrica de Mosaicos. O mesmo que utilizamos na cozinha e outro hexagonal como pano de fundo do espaço.
O azul prevaleceu tanto nos ladrilhos quanto no mobiliário. Uma aproximação com o imenso céu e com a piscina tão presentes nesse espaço.
FICHA TÉCNICA
Arquitetos
André Moraes e Carolina Mapurunga
Arquitetos colaboradores
Andressa Gomes, Bianca Garcia e Thomaz Soares
Estagiária:
Rute Millene
Pedreiro
Seu Manoel
Eletricista
Rodrigo
Bancadas
Ikaro
Marcenaria
Amadeu Dantas
Tijolos Rústicos
Casa Rústica JP
Ladrilho Hidráulico
Fábrica de Mosaicos, Barbalha (CE)
Móveis
Oficina Espacial
Cortinas
Maison Design
Móveis Externos
Vime
Curadoria das Artes
André Moraes
Clientes
Mandacaru Flats
Fotografia
Vilmar Costa