Sesc 24 de Maio
Aprender // Práxis | Infinito Vão
Uma série de seis encontros virtuais em formato bate papo, que visam dialogar com o último núcleo da exposição que é dedicado às iniciativas contemporâneas. Apresenta trabalhos de diversos coletivos do território nacional, que apresentam preocupações coerentes com as questões sociais e ambientais, ligadas às insurgências e ativismos que visam construir relações mais pautadas na escuta e participação das comunidades nos projetos.
Cada encontro contará com a presença de dois convidades que atuam como coletivos de arquitetura ou como agentes culturais que dialogam e constituem territórios em diferentes cidades ao redor do país, majoritariamente nas periferias ou em centros urbanos junto a grupos sociais minorizados. Os encontros serão mediados pelas arquitetas urbanistas: Marcella Arruda e Marina Frúgoli.
No encontro de hoje, o debate gira em torno de experiências imersivas de aprendizagem sobre o espaço e os modos de habitar junto, e da desestruturação de hierarquias da aprendizagem e criação de territórios educativos.
PARTICIPAÇÃO
André Moraes, do Atelier Azul Pitanga/PE - artista- arquiteto permacultor, urbanista e mestre em desenvolvimento urbano pela UFPE, e cofundador do Azul Pitanga/ atelier criativo de arquiteturas e afetos. Caminhando pelos processos que integram afetos, educação, colaboração, desenho e as artes do fazer, seus projetos contam com uma escuta sensível do território, valorizando processos coletivos e a bioconstrução. Professor de arquitetura no Centro Universitário Paraíso (CE) e na especialização Design e Arquitetura de espaços Efêmeros no IESP (2014-2016), propõe práticas educativas voltadas para a descolonização dos saberes.
Luciana Marson Fonseca, da Escola Livre de Arquitetura (ELA) / RS - ELA é uma escola independente e um laboratório de projetos que existe para agregar pessoas, movimentos e ações que levem a (re)pensar o ensino, a pesquisa, o desenvolvimento prático e a expansão da arquitetura que atua desde 2018 pela ação de um grupo de arquitetos-professores e estudantes sensíveis à condição do Ensino Superior no Brasil. Para além do contexto de crise na educação, o grupo repensa o próprio "fazer" do arquiteto urbanista, que deseja desenvolver um alinhamento consistente com as demandas reais da construção da cidade contemporânea.
MEDIAÇÃO
Marcella Arruda - artista transdisciplinar de São Paulo, arquiteta e urbanista pela Escola da Cidade, estudou na Royal Academy of Arts em Den Haag (NL) e Design em Permacultura na Casa da Cidade (SP). Realizou encontros culturais como o EME3 SP na X Bienal de Arquitetura de São Paulo, Virada Sustentável, Mostra Ecofalante, Brechas Urbanas no Itaú Cultural, entre outros. Co-organizou o laboratório virtual Comuns: desvendando processos na América Latina. Atualmente é diretora de Projetos do instituto a Cidade Precisa de Você.
Marina Frúgoli - curadora e arquiteta urbanista formada pela FAU USP, com estudos complementares na Amsterdam Academy of Architecture. Realiza pesquisas e exposições nas intersecções entre os campos da arquitetura, urbanismo, fotografia, performance, arte indígena e arte contemporânea, já tendo colaborado e elaborado exposições e catálogos do Instituto Moreira Salles, Itaú Cultural, OMA Galeria, entre outros. Co-organizou o laboratório virtual Comuns: desvendando processos na América Latina. É curadora da Coleção BEI.
▶️ Acompanhe nossa programação através dos canais do Sesc 24 de Maio:
instagram.com/sesc24demaio
facebook.com/sesc24demaio
twitter.com/sesc24demaio
youtube.com/sesc24demaiovideos
#ProgramaçãoSescSP #debate #artesvisuais #live #InfinitoVão